Abordagem Cognitivo-comportamental para Comportamento Alimentar

/ / Sem categoria

Diversos estudos realizados ao longo dos últimos anos (Dansinger et al 2007; Wadden et al 2007; Richelsen et al 2009; Cussler et al 2011; Turk et al 2013) com pacientes que buscam acompanhamento dietético para perda de peso demonstram que a maioria dos pacientes que conseguem emagrecer em algum momento tendem a recuperar o peso em análises longitudinais.

 

Como uma alternativa terapêutica para esse desfecho, pacientes que realizam acompanhamento com abordagens cognitivas concomitantes ao acompanhamento nutricional apresentam menores taxas de reganho de peso (Stahre et al 2012; Werrij et al 2009; Shaw et al 2011).

 

A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) baseia-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas sentem e o que elas fazem. Digamos que você pense: Estou com fome. Se, em seguida, tiver um “pensamento disfuncional” como: Isto é horrível. Não posso tolerar. Tenho que comer!, você vai sentir-se angustiado e vai comer. Por outro lado, se você contrariar esses pensamentos com “pensamentos adaptativos” como: Tudo bem. Vou comer dentro de poucas horas. Posso esperar – você se sentirá no controle da situação e acabará se envolvendo em outras atividades.

 

A TCC o ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e a responder a eles de maneira adaptativa, o que leva você a se sentir melhor e a se comportar de maneira mais funcional.

Por exemplo, você já saiu da dieta por alguma destas razões?

• Não se sentiu satisfeito mesmo tendo acabado de comer.

• Sentiu-se chateado e pensou que comer o faria se sentir melhor.

• Sentiu-se atraído por um alimento enquanto fazia compras no supermercado.

• Estava tão cansado para cozinhar que optou por fastfood.

• Não conseguiu recusar a sobremesa que prepararam para você.

• Foi a uma festa e teve vontade de se tratar bem.

 

Para que você consiga emagrecer e manter o peso conquistado, você precisa resolver esses problemas práticos. Precisa, também, resolver alguns problemas psicológicos, por exemplo:

• A sensação de estar sobrecarregado pelas exigências da dieta.

• A sensação de estar em privação.

• A sensação de estar desmotivado quando seu emagrecimento não correspondeu ao previsto.

• A sensação de estar estressado com outros problemas da vida.

 

A terapia cognitiva o ajuda a resolver problemas práticos e psicológicos, e também a aprender novos pensamentos e novas habilidades comportamentais – ferramentas que você poderá utilizar pelo resto da sua vida. Além de superar seus problemas atuais, você também aprenderá a utilizar as novas habilidades para resolver problemas futuros.

 

 

Dr Pedro Beria com Deborah Beck no Beck Institute (Philadelphian- USA) durante período de treinamento em CBT for Weight Loss and Maintenance

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *