O Transtorno Obssessivo-compulsivo é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. Obsessões são pensamentos intrusivos e indesejados que causam acentuado sofrimento ou ansiedade. O indivíduo tenta ignorá-las ou suprimi-las ou neutralizá-las com outros pensamentos ou ações.
Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais (contar, repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. A maioria das pessoas com TOC tem obsessões e compulsões. As compulsões são geralmente executadas em resposta a uma obsessão (pensamentos de contaminação levando a rituais de lavagem ou pensamentos de que alguma coisa está incorreta levando à repetição de rituais até parecer “certa”). O objetivo é reduzir o sofrimento desencadeado pelas obsessões ou evitar um evento temido (como ficar doente).
Contudo, essas compulsões não estão conectadas de forma realista ao evento temido ou são claramente excessivas. As obsessões e compulsões devem tomar tempo ou causar sofrimento ou prejuízo clinicamente significativos para justificar um diagnóstico de TOC.